Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Homenagens, retrospectiva histórica, confraternização e palestras marcaram a cerimônia comemorativa do jubileu de prata do curso de Farmácia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). E haja coração para aguentar tanta emoção na concorrida solenidade, realizada na manhã de terça-feira (19), no auditório da Reitoria, no Campus A.C. Simões.
Presidida pelo reitor Josealdo Tonholo, a cerimônia dos 25 anos foi um marco na trajetória do Instituto de Ciências Farmacêuticas (ICF) e um grande encontro de várias gerações, os que passaram e os que estão a construir a história do curso. Representantes da gestão central da Ufal dos três segmentos universitários – docentes, técnicos e estudantes – e convidados participaram dessa grande confraternização.
Nos cumprimentos, muitos agradecimentos e o reconhecimento à luta travada pela comunidade de Farmácia, com apoio de gestões da Ufal, além de outras parcerias, no âmbito da instituição, para qualificação e evolução do curso, que se destaca nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. E não só isso: agora são dois mestrados e o primeiro doutorado aprovado para iniciar a primeira turma em 2024. Os reitores honorários Ana Dayse Rezende Dorea e Eurico Lobo também participaram das comemorações alusivas aos 25 anos do curso e foram homenageados.
No jubileu de prata, outro destaque foi a Farmácia Universitária, que, agora, falta pouco para ser entregue e representa o sonho dos que fazem o ICF há mais de duas décadas. Nos agradecimentos, o reconhecimento ao empenho do reitor Josealdo Tonholo para a finalização da obra, aquisição de equipamentos e de recursos humanos destinadas às múltiplas atividades da farmácia escola, inclusive, beneficiando também à comunidade em geral.
A Farmácia Universitária está instalada no Campus A.C. Simões e vai potencializar as ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e na pós-graduação, qualificando ainda mais os recursos humanos, que faz da Ufal uma referência na formação de profissionais da área.
Outro destaque da cerimônia foi o reconhecimento à luta da saudosa professora e farmacêutica Maria Eliane de Melo da Cruz para implantação do curso, a primeira coordenadora. Na oportunidade, o ICF fez uma homenagem “in memoriam” à docente, por sua obstinação em colaborar para ofertar a graduação em Farmácia e ainda pelo seu destacado trabalho em prol das ações acadêmicas e científicas.
O diretor do ICF, professor Irinaldo Diniz, fez uma breve retrospectiva histórica sobre os obstáculos vencidos. Em seus cumprimentos, agradeceu aos reitores honorários pela parceria e luta em comum para otimizar e estruturar o curso, que, no decorrer dos 25 anos de existência, tornou-se referência de formação qualificada em Alagoas.
“Um passado foi construído para comemorarmos o presente e olhar para o futuro, pois a luta continua. Ao reitor Eurico Lobo, gestão da qual fiz parte como coordenador de Pesquisa na Propep [Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação], o nosso agradecimento pela consolidação do projeto destinado à ampliação da estrutura física da unidade, dentre outras parcerias. Minha gratidão ao reitor Josealdo Tonholo pelo empenho para atender demandas do ICF; ao corpo docente, aos segmentos discente e técnico-administrativo, terceirizados e demais parceiros pelo trabalho empreendido visando ao crescimento do Instituto de Ciências Farmacêuticas da Ufal”, enfatizou o diretor.
“Voltar à Ufal sempre é de muita emoção. A sociedade alagoana queria o curso de Farmácia e junto a outros, foi aprovado por unanimidade no Conselho Universitário. Estamos celebrando a vida do curso, e a celebração do seu jubileu de prata é resultado de trabalho e de muita dedicação. No então cargo como vice-reitora a minha última aula teórica da disciplina Saúde Coletiva foi no curso de Farmácia. Os meus parabéns ao ICF com muito carinho e que o curso continue fazendo ciência no nosso estado e no país”, disse a professora Ana Dayse.
A reitora honorária também agradeceu o apoio que a Ufal recebeu da então senadora Heloísa Helena, presente à solenidade: “Um cumprimento especial à nossa eterna senadora e professora Heloísa, que durante o seu mandato destinou emenda parlamentar para a construção do importante espaço de convivência, o CIC, no campus, selando o seu nome na estrutura da Ufal”. Heloisa Helena é professora aposentada do curso de Enfermagem e foi uma das pessoas homenageadas pelo ICF.
Luta e determinação
O reitor honorário Eurico Lobo destacou, emocionado, o empenho da professora Eliane Cruz, sua colega do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB). “Uma pessoa que foi de grande importância para a criação do curso. Acompanhei muito de perto a luta e a determinação para que o curso existisse e para que fosse fruto de um trabalho coletivo. Para mim, foi uma honra e prazer de ter convivido com ela no IQB. Comemorar os 25 anos do curso é um momento de muita alegria e de agradecimentos por estarmos aqui, por termos vivenciado a contribuição da Ufal com a formação qualificada para o bem maior que é a sociedade alagoana”, reconheceu Eurico Lobo.
A luta pela consolidação do curso nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foi enfatizada pelo reitor Josealdo Tonholo, que destacou a formação qualificada na pós-graduação, ofertando competentes recursos humanos ao mercado de trabalho e ao mundo da Ciência. “Parabenizo o esforço coletivo do ICF para consolidar essa conquista, a comemoração do jubileu de prata, com tanto crescimento. Minha missão e minha oportunidade, enquanto reitor, é de realizar um dos grandes sonhos de vocês, que é a Farmácia Universitária. O curso é feito por vocês e para vocês. Parabéns pela formação dos melhores farmacêuticos e farmacêuticas de nosso estado”, disse, dirigindo-se ao auditório lotado.
O pró-reitor de graduação Amauri Barbosa, que na solenidade representou os demais pró-reitores da gestão da Ufal destacou: “A educação transforma vidas. A saúde, além de transformar, salva”. Também falou sobre a importância do curso para a Ufal, para a sociedade alagoana, para a formação qualificada de recursos humanos na área liderada em Alagoas pelo ICF, para a evolução cada vez mais da graduação e da pós-graduação.
Além do momento saudosista e de homenagens, o evento também teve palestras que retrataram a importância do curso de Farmácia, assim como, avanços e desafios em conexão com a realidade atual. A palestra sobre A fundação do curso de Farmácia na Universidade Federal de Alagoas foi proferida pela professora Maria das Graças Leopardi, seguida da palestra que abordou o tema A história da Farmácia da Ufal, 25 anos depois, com o professor João Xavier de Araújo Júnior. Os dois são docentes do ICF.
O encerramento da solenidade foi com a palestra do professor Roberto Boff, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), que falou sobre Evolução do currículo de Farmácia: passado, presente e desafios à era da quarta Revolução Industrial.
Mesa de honra
Presidida pelo reitor Tonholo, fizeram parte da mesa de honra os reitores honorários da Ufal, Ana Dayse Dorea e Eurico Lobo; o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, o diretor do ICF, Irinaldo Diniz, a estudante Jaciane Celestino da Silva, presidente do Centro Acadêmico de Farmácia, o servidor técnico-administrativo, Franklin Emanuel Gomes dos Santos, o coordenador do curso, Valter Alvino, egresso da terceira turma, que representou os demais egressos de sua turma e a comissão organizadora do evento^; a coordenadora de Extensão e Cultura, Aline Fidélis Moura; a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Camila Dornelas; o vice-coordenador do Programa Multicêntrico na Área de Bioquímica e Biologia Molecular, Ênio José Bassi; e a professora Maria das Graças Leopardi, que representou, na solenidade, a coordenadora da Residência Multiprofissional, Eliane Campesatto.
“Estar aqui nessa comemoração é um momento de muita honra e felicidade. Os meus agradecimentos por ter a Ufal e o ICF na minha vida. São a nossa casa, o nosso lugar. Meu agradecimento também ao corpo docente que nos proporciona disseminação de conhecimento teórico e prático para a nossa formação”, disse a estudante Jaciane Silva.
A professora Aline Fidélis considerou o momento de comemoração como um grande reencontro: “Estou muito feliz por reencontrar amigos, alunos e ex-alunos, e por experienciar a troca de saberes com a sociedade. Muito feliz com ações extensionistas realizadas pelo ICF. Parabéns a todas as pessoas que fazem essa unidade acadêmica”, enfatizou a coordenadora de extensão e cultura do curso de Farmácia.
O servidor Franklin Gomes ressaltou a formação qualificada do profissional farmacêutico e parabenizou o curso pelo jubileu de prata. Celebrando os 25 anos, o coordenador Valter Alvino fez uma breve retrospectiva da sua vivência: “Sinto-me integralmente parte desse curso e acompanhei a luta para a sua evolução e para o seu reconhecimento, ocorrido em 27 de janeiro de 2005, um marco importante para nós. E, no decorrer dessas duas décadas, o ICF vem se consolidando em todas as suas ações com positividade de formação de recursos humanos para o estado. A Farmácia Universitária é mais um marco histórico da nossa trajetória, onde todos vocês possuem um lugar especial”.
A professora Camila Dornelas, nos cumprimentos e agradecimentos, disse estar bastante feliz e emocionada por toda a evolução do curso: “O Conceito 4 do curso, pelo MEC, conforme a última avaliação, e a ampliação da pós-graduação que passa a ofertar, em 2024, o doutorado, se somam a essa nossa confraternização, cujo momento, sem dúvida, fica marcado no nosso curso. Estamos apenas começando.”
Coordenador de um dos cursos de mestrado do ICF, o professor Ênio Bassi destacou a importância da pós-graduação e da Ufal no contexto nacional da área e parabenizou a unidade acadêmica pela passagem dos 25 anos do curso.
Homenagens
A trajetória histórica, a dedicação ao trabalho e a superação de obstáculos renderam homenagens a pessoas especiais, que foram fundamentais para o fortalecimento do curso de Farmácia. Esse foi um dos momentos que emocionaram o público presente à solenidade.
Pelo apoio durante os anos iniciais do curso e no decorrer de suas gestões foram homenageados, respectivamente, os reitores honorários Ana Dayse Dorea e Eurico Lobo. Pela elevação da qualidade do curso e por todo apoio dado ao curso, o ICF homenageou o reitor Josealdo Tonholo.
Em nome da professora Eliane Cruz, o professor Heber Ribeiro da Cruz recebeu a homenagem prestada a sua esposa in memorian. O professor Gonçalo Dorea também foi um dos agraciados com o símbolo do ICF, pelo acolhimento dado enquanto o curso ainda estava em formação, durante sua gestão à frente do Departamento de Medicina Social.
Os demais homenageados que fizeram parte do curso de Farmácia da Ufal são: professor Zenaldo Porfírio, farmacêutico Tadeu Barbosa, Ruth França Cizino da Trindade, Heloisa Helena e Marília Goulart, representada pela professora Aline Fidélis.
Formação
Atualmente, o curso de Farmácia conta com 298 estudantes matriculados na graduação e 55 no programa de pós-graduação. São cerca de mil profissionais graduados pelo Instituto de Ciências Farmacêuticas da Ufal. O curso tem duração de cinco anos e a formação ampliada resulta em várias possibilidades de atuação profissional em conexão com o mercado de trabalho.
Os profissionais formados na Ufal pelo ICF estão aptos para atuação profissional no Sistema Único de Saúde (SUS), além de oportunidades no setor privado, nas áreas de assistência ao paciente em farmácias, drogarias e hospitais, em laboratórios, distribuidoras de medicamentos e insumos farmacêuticos, em indústrias de alimentos e medicamentos, além das clínicas de estética.
O doutorado em Ciências Farmacêuticas, que terá sua primeira turma em 2024, é o único programa de pós-graduação nessa área científica do estado. A graduação ofertada pela Ufal representou uma mudança no mercado de trabalho e na valorização da carreira profissional, por acompanhar as mudanças e o surgimento de novas áreas de atuação trabalhar na formação generalistas dos graduandos.
Veja todas as fotos do evento no flickr Ufal.