Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O ministro dos Transportes, Renan Filho, assina, neste sábado, 13, a ordem de serviço para a construção da ponte na BR-349/AL/SE, que irá ligar as cidades de Penedo (AL) e Neópolis (SE), no Baixo São Francisco. A obra é uma das seis consideradas prioritárias para este ano pela pasta.
“A ponte vai ligar Alagoas e Sergipe, trazer novas possibilidades para o desenvolvimento da região, melhorando o escoamento da produção e facilitando o turismo”, afirmou Renan Filho, que, na quarta-feira, anunciou investimentos de até R$ 80 bilhões em recursos públicos no setor dos Transporte até 2026, em todo o País.
Para saber o valor total destinado a Alagoas – entre obras e serviços de manutenção –, o Ministério explicou que será necessário aguardar a sanção presidencial do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA).
No entanto, a pasta elencou cinco obras prioritárias – além do início da construção da ponte – que serão iniciadas ou concluídas este ano em Alagoas. São elas: Lote 2 (Joaquim Gomes/AL) e do Lote 6 (conclusão da duplicação entre os municípios de Junqueiro/AL e São Sebastião/AL), ambos da BR-101; construção do Arco Metropolitano de Maceió (AL), na BR-316/424/AL; e implantação de rodovia para restabelecer a trafegabilidade da BR-101/AL, do km 120 ao 123, no município de São Miguel dos Campos (AL).
Está prevista ainda a conclusão do viaduto no município de Porto Real do Colégio (AL), na BR-101/AL, com obras retomadas em novembro de 2023; e da pavimentação do trecho que envolve a Serra da Catita, entre Colônia Leopoldina e Ibateguara, na BR-416/AL.
O Ministério dos Transportes informou que o contrato para construção da ponte entre Penedo e Neópolis foi firmado na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi). Neste caso, a empresa selecionada desenvolve o projeto e executa as obras. A partir da assinatura, será iniciada a fase de projeto, com previsão para o início das obras no segundo semestre deste ano.
No total, serão investidos R$ 203 milhões no projeto que contempla acessos, calçadas e ciclovias, entre outras benfeitorias. A ponte terá 1,08 km de extensão, além de 12,25 km de acessos.
A estrutura contará com 21,1m de largura, comportando calçada e ciclovias; e vão central com 300m para viabilizar a navegação. Cerca de 300 mil pessoas da região do Baixo São Francisco e da área de influência serão beneficiadas pela obra.
A ordem de serviço que permitirá a elaboração do projeto executivo e início das obras será assinada durante evento em Penedo. Além do ministro Renan Filho, participam os governadores de Alagoas, Paulo Dantas; e de Sergipe, Fábio Mitidieri; e os prefeitos de Penedo, Ronaldo Lopes, e de Neópolis, Célio Bezerra, entre outras autoridades.