Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Levantamento realizado pelo Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siosp), do governo federal, aponta que Pilar foi o segundo município alagoano com maior investimento em saúde por habitante em 2022, alcançando o valor de R$ 2.621,01, perfazendo 34,72% de receita própria. Ou seja, mais que o dobro do mínimo obrigatório pela Constituição, que é de de 15%.
Este ano, Pilar já figura como o município do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas (Conisul) que mais investiu em serviços de saúde no primeiro trimestre, com R$ 305.700,00, superando outras 30 cidades do grupo criado para auxiliar os gestores no processo de aplicação dos recursos.
O bem-estar da população em Pilar é prioridade e envolve o trabalho em áreas diversas. Na saúde pública, o empenho da Prefeitura para garantir um atendimento de qualidade, com equipamentos modernos e profissionais capacitados vem surtindo efeito. São unidades básicas de saúde reformadas e ampliadas, novos aparelhos de ultrassonografia e Raios-X, além de um hospital já 70% concluído e que será, muito em breve, uma referência em Alagoas.
“Isso reflete o cuidado com as pessoas. Pilar está na vanguarda porque também investe em tecnologia e inovação para o setor, como é o caso de equipamentos como a Casa da Mulher Pilarense, que segue transformando vidas, garantindo atendimento médico especializado e acolhendo a mulher vítima de violência doméstica”, destaca o prefeito de Pilar, Renato Filho.
Projeto premiado – Pela assistência integral, a Casa da Mulher Pilarense foi destaque na 7ª edição do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Piranhas, Sertão alagoano, na última semana. O trabalho “Espaço Flor de Lótus – O SUS e o olhar ampliado no cuidado à mulher vítima de violência” ficou entre os nove escolhidos para representar Alagoas na Mostra Brasil Aqui tem SUS, que acontece no próximo mês de julho, em Goiás.
Para o secretário municipal de Saúde, Pedro André Moraes, a premiação valoriza as ações da Prefeitura no sentido de reconhecer a violência contra a mulher como um problema de saúde pública, com o Município assumindo a responsabilidade de auxiliar as vítimas da melhor forma possível. “Superamos quase 200 trabalhos concorrentes, o que só reforça o alcance do projeto capitaneado pela diretora da Casa da Mulher Pilarense, Thayne Lages. Estamos muito felizes com esse reconhecimento. Isso demonstra que estamos no caminho certo e que a Casa da Mulher, idealizada pela deputada Fátima Canuto, serve de inspiração para outros municípios não só de Alagoas”, avalia o secretário.
Inaugurada em 2021, a Casa da Mulher oferta vários serviços, como exames de colposcopia e mamografia, além de atividades como hidroginástica, pilates e até yoga. No ano seguinte, a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal, instituiu a Patrulha Maria da Penha, responsável pelo acompanhamento de mulheres que receberam medidas protetivas de urgência, atuando em parceria com as polícias, Ministério Público e Poder Judiciário para assegurar um atendimento humanizado e, principalmente, resolutivo.
A credibilidade adquirida com o trabalho de assistência – inclusive psicossocial – à mulher gerou um aumento significativo da demanda por atendimentos no município. Prova disso é que o número de notificações de violência contabilizadas pelas equipes da Casa da Mulher saltou de 25 para 114 em apenas um ano.