Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), localizado no município de Delmiro Gouveia e mantido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), alcançou a marca de 626 cirurgias ortopédicas após um ano de virada de chave, quando deixou de atender exclusivamente pacientes com Covid-19. Os procedimentos de baixa, média e alta complexidade são realizados em caráter de emergência ou de forma eletiva, por meio da Central Estadual de Regulação de Leitos.
Inaugurado em 2021, o hospital se consolidou como unidade de referência na região sertaneja, no atendimento exclusivo de pacientes da Covid-19. Em março de 2022, com o fim da pandemia do coronavírus, o perfil assistencial da unidade foi alterado e ela passou a funcionar como porta aberta para urgência e emergência. O equipamento de saúde beneficia uma população de aproximadamente 161 mil pessoas, distribuídas por sete municípios que integram a X Região de Saúde.
Entre os 626 pacientes beneficiados com cirurgias ortopédicas pelo Hospital Regional do Alto Sertão, está Zadiel Fábio Valença, de 37 anos. Vítima de um acidente com motocicleta, ele sofreu fratura exposta na perna direita e precisou de cirurgia de média complexidade. “Cheguei ao hospital numa segunda-feira e três dias depois, na quinta-feira, já fui operado. Graças a Deus deu tudo certo e agradeço muito a todos desse hospital, que me atenderam muito bem”, salientou o paciente.
De acordo com o médico ortopedista do hospital regional, Diego Roseno, a população sertaneja não necessita mais buscar atendimentos médicos em outras regiões. “Desde a abertura deste hospital na região sertaneja, a população de Delmiro Gouveia e das cidades circunvizinhas passaram a contar com serviços de ortopedia que operam os casos de baixa, média e alta complexidade. Nessa unidade atendemos desde pacientes que sofreram pequenos acidentes domésticos, até os que sofreram lesões gravíssimas, decorrentes de acidentes, principalmente, automobilísticos”, ressaltou o ortopedista.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, que também é ortopedista, afirma que os positivos resultados obtidos pelo Hospital Regional do Alto Sertão são fruto de uma gestão que prioriza o cidadão. “Eu também tenho muito orgulho de fazer parte da atual gestão do Governo do Estado, que está preocupada com a saúde e o bem-estar de todos. O HRAS é um exemplo de que é possível fazer mais e melhor para as pessoas que utilizam o SUS [Sistema Único de Saúde]”, enfatizou o gestor da saúde estadual.