Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) realizaram visita técnica à cidade de Salvador, nos dias 17 e 18 deste mês, para conhecer a metodologia do Plano Plurianual (PPA) implantado de maneira participativa há cinco edições pelo governo baiano. Os servidores de Alagoas participaram de uma sessão plenária que discutiu os estudos voltados para regiões de identidade metropolitana.
A comitiva da Seplag foi recebida pelo secretário de Planejamento do governo da Bahia, Cláudio Peixoto, e pelo coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos, Thiago Xavier.
“Nos últimos anos, a Bahia realizou um trabalho de referência com a participação popular na construção do governo. Foi muito enriquecedor conhecer de perto esse caso de sucesso e estudar as boas práticas para adaptar a nossa realidade”, enfatizou o gerente de Gestão e Monitoramento do PPA de Alagoas, Pedro Nascimento.
Principal mecanismo de planejamento governamental, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas da administração pública por um período de quatro anos. O plano organiza as ações do governo em programas que resultam em bens e serviços para a população. Em Alagoas, o documento tem que estar pronto até 15 de setembro deste ano e precisa ser estruturado com a soma de esforços nos principais anseios da sociedade alagoana.
Com o objetivo de incentivar a participação popular, a Seplag desenvolveu a plataforma PPA Online. Nela, os alagoanos podem sugerir melhorias em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, emprego, ciência e inovação. Para contribuir, basta acessar o endereço eletrônico https://ppa.al.gov.br/, clicar na aba “participe” e escrever o problema e/ou sugestão no espaço em branco. A plataforma ficará aberta até final de junho.
“O PPA Online potencializa a aproximação do governo com os alagoanos e reforça o compromisso com o trabalho transparente e compreensível. A participação das pessoas é essencial para que as políticas públicas atendam às necessidades mais urgentes”, salientou o secretário da Seplag, Gabriel Albino.
Fóruns regionais
Paralelo ao PPA Online, o Governo de Alagoas vai ouvir a população em fóruns participativos a serem realizados em municípios estratégicos do Estado: União dos Palmares, Delmiro Gouveia, Penedo, São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios, Maragogi, Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. A programação completa com os dias e locais da realização dos fóruns pode ser encontrada no site https://ppa.al.gov.br/