Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

CONMEBOL centraliza VAR em jogos da Libertadores e Sudamericana

Em 5 jogos da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana foi utilizada uma conexão remota do Centro de Treinamento Tecnológico de Arbitragem (CETA) da CONMEBOL.
A CONMEBOL é a primeira Confederação do mundo a centralizar seu Vídeo de Assistência Arbitral (VAR).
A Confederação Sul-Americana de Futebol, por meio da Comissão de Árbitros, comemora o sucesso da conexão remota do VAR em 5 partidas oficiais da CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sudamericana 2023.

Embora em anos anteriores alguns testes-piloto tenham sido realizados, na semana passada foi empregado oficialmente pela primeira vez nos torneios de clubes mais importantes do continente e com conectividade 100% remota, de Luque (Paraguai) às cidades de Porto Alegre, La Plata, Buenos Aires e Rio de Janeiro.

“Este ano ocorreram a nosso favor todas as condições logísticas e técnicas e, com a ajuda do Departamento de Broadcast, conseguimos concretizar este sonho, a gênese pela qual o CETA foi construído, apesar de que hoje também seja utilizado para fins institucionais e de capacitação”, destacou Carlos Astroza, Gerente Técnico VAR – CONMEBOL.

Tal e como indica Astroza, este feito cumpre um dos propósitos do CETA, que é centralizar o VAR da América do Sul. Isso trará grandes benefícios para a arbitragem da CONMEBOL, principalmente no âmbito financeiro, com a redução de longas viagens de árbitros para diferentes partes do continente e evita-se a instalação de cabines VOR nas imediações do estádio.

“Sinceramente, ver esse longo trabalho materializado é extremamente gratificante. Passamos por vários desafios técnicos inéditos. Vendo como a operação funcionou ao longo desta semana de competições estamos muito felizes e agora pretendemos aumentar o número de jogos e o uso da operação para que mais e mais partidas possam ser arbitradas daqui, do Paraguai”, afirmou Nicolás Dieguez, Gerente de Produção-Broadcast CONMEBOL.

Inaugurado em 2019 e com infraestrutura de primeira, o CETA CONMEBOL é um dos melhores centros de formação, treinamento e desenvolvimento técnico de árbitros do mundo.

Este projeto é realizado no âmbito de um cronograma de jogos, em trabalho conjunto entre as Direções de Arbitragem, Desenvolvimento, Competições e Operações e Broadcast da CONMEBOL.

Deixe seu comentário: