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Representantes da Rede Hospitalar participaram, nesta quarta-feira (14), do I Encontro de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). O objetivo do evento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foi unificar os serviços que são executados nas unidades, oportunizando a troca de experiências e viabilizando o fortalecimento das ações.
A programação teve início com uma mesa redonda que abordou o tema Cenário das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), com a participação da infectologista Sarah Dominique e das enfermeiras Cyndi Romão e Ana Rosa. Em seguida, a enfermeira Marcela Guimarães pontuou sobre o tema Perfil dos Eventos Adversos do Estado de Alagoas.
“Abordei sobre a gestão da qualidade e gestão de riscos; e as enfermeiras Bruna Guedes, Dayane Menezes e Fernanda Barros lideraram mais uma mesa redonda, instigando os participantes a pensarem no futuro promissor da qualidade e segurança do paciente. Os trabalhos científicos também puderam ser apresentados por seus autores”, disse a enfermeira Elycarla Amorim.
A infectologista Sarah Dominique parabenizou os idealizadores pelo evento. Para ela, a iniciativa demonstra o interesse dos profissionais em evitar o risco de eventos adversos, tão desnecessários e que prejudicam o sucesso de todas as linhas de cuidado. Contra isso, a estratégia é sempre evitar, prevenir e estimular boas práticas de atenção ao paciente.
“É importante que todos sigam com os protocolos, eles existem porque alguém já estudou e comprovou o bom êxito com resultados. Entre eles, é imprescindível a prática da Cirurgia Segura, a completa identificação do paciente, a prevenção de úlceras por pressão e outras lesões de pele, a precaução com o risco de quedas, a higienização adequada das mãos e o uso correto dos medicamentos”, recomendou a médica.
Entre os profissionais presentes, esteve a assistente social Vânia Ticianeli, coordenadora da Assessoria da Qualidade do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Ela se disse satisfeita com a atitude dos idealizadores, uma vez que a comunicação é uma importante estratégia em qualquer área e está presente entre as metas de segurança do paciente.
“A partilha de experiências, a discussão dos problemas, das dificuldades que enfrentamos, torna o evento mais rico e necessário. São realidades semelhantes em todos os hospitais e, por vezes, a solução que alguém encontrou pode ser a alternativa que resolva a dificuldade em outro serviço. Com tudo, no fim das contas, quem sai ganhando são os usuários, a população que conta com os hospitais do Estado”, concluiu a assistente social.