Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

OAB/AL cria Medalha Esperança Garcia para homenagear iniciativas que promovem a igualdade racial

O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) aprovou, em sessão ocorrida nessa quinta-feira (20), a criação da Medalha Esperança Garcia, que vai reconhecer iniciativas que visem o combate ao racismo e ao preconceito em Alagoas, promovendo a igualdade racial. Advogados, advogadas, instituições da sociedade civil e personalidades poderão ser homenageados com a honraria.

A proposição para criação da medalha foi feita pela Comissão de Promoção de Igualdade Racial e teve como relator no Conselho Seccional o advogado Gerônimo da Silva. A iniciativa foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros da OAB/AL, sendo considerada uma conquista para a advocacia.

Para a presidente da Comissão, Ana Clara Alves, a criação de uma medalha que leva o nome da primeira mulher reconhecida como advogada pelo Conselho Federal é de extrema importância, considerando que trata-se de uma mulher negra e escravizada, que vivia no Piauí e escreveu o que hoje é reconhecido o primeiro habeas corpus do Brasil.

“Essa medalha traz para a OAB essa representatividade da Esperança Garcia. A medalha vai poder ser entregue tanto a advogados que prestarem serviços relevantes à advocacia, como também para personalidades e instituições da sociedade civil em geral. Então, a gente abarca tanto a nossa classe quanto as organizações da sociedade civil e as personalidades que trabalham no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial. Sem dúvida, é algo histórico aqui para a nossa OAB e estamos muito felizes, enquanto Comissão, de sermos propositores dessa ação, dessa medalha, que com certeza vai deixar um grande legado para a Ordem”, destacou Ana Clara, ressaltando que trata-se de uma medalha antirracista.

Para o relator da proposição, conselheiro estadual da OAB/AL, Gerônimo da Silva, vivemos em uma sociedade que convive com um racismo estrutural e toda iniciativa no sentido de reconhecer ações que promovam a igualdade racial é uma grande conquista.

“Hoje nós vivemos em um mundo onde o racismo estrutura a sociedade. Então, qualquer ganho que a comunidade negra ou indígena venha a adquirir, é uma grande vitória. Essa medalha, que foi criada agora em homenagem a Esperança Garcia, reconhece essa mulher negra, que vivia à frente de seu tempo e que lutou por algo que ela via como um direito. A aprovação da medalha é um momento histórico. Vivemos em uma sociedade onde 60% da população é negra e poucas pessoas negras ocupam espaços de poder. Então, qualquer vitória que a comunidade negra consegue, é uma grande conquista, afirmou.

Para Gerônimo da Silva, a medalha é um legado que ficará marcado na história da OAB/AL, independentemente das pessoas que estejam à frente da Ordem. “A OAB está dando espaço, dando voz, para àqueles que, em um passado recente, não teriam oportunidade. Como conselheiro, advogado e negro, posso dizer que esse é um momento histórico e uma oportunidade única”, conta o advogado, ressaltando a unanimidade da aprovação da medalha.

Deixe seu comentário: