Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A secretária de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Carla Dantas, visitou a Companhia Hidroelétrica São Francisco (Eletrobras Chesf), em Recife (PE), na terça-feira (27), para discutir parcerias e o desenvolvimento de ações com Centro Xingó de Convivência com o Semiárido, no município de Piranhas-AL.
A ideia é estreitar os laços para que o espaço continue atuando com projetos sustentáveis e de promoção à inclusão produtiva. Desenvolvimento de tecnologias sociais e disseminação de práticas que auxiliem na produtividade e potencialidade locais foram as pautas abordadas. O Centro Xingó desempenha um papel importante no suporte aos produtores da região do semiárido, por meio de tecnologias sociais que dão estrutura acessível e manejos sustentáveis para os agricultores.
“Recentemente inauguramos a Casa do Mel do espaço de convivência, que passou a funcionar e está conseguindo proporcionar aos apicultores acesso às máquinas disponíveis e capacitação. Instalamos também um experimento para pesquisas no campo com variedades de sementes de milho e feijão. Queremos investir em mais ações no local, mas as atividades já estão a pleno vapor e trazem resultados para toda Alagoas”, destacou a secretária Carla Dantas.
Outras tecnologias também estão no espaço, além de salas de aula para capacitações e seminários. Conta ainda com dormitórios disponíveis para hospedagem de estudantes que buscam o Centro para adquirir mais conhecimento.
O diretor-presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique de Araújo, apontou interesse comum no fortalecimento da parceria construída com o Governo de Alagoas na atual cessão de uso da área onde está instalado o centro de convivência. “O Centro Xingó tem uma finalidade social e sustentável com projetos de ações futuras interessantes, algo que temos buscado, principalmente quando se trata de iniciativas de promoção e benefício à população”, afirmou João Henrique.
Também participaram do encontro a secretária executiva de Políticas Agropecuárias, Aline Melo, a gestora do acordo de cooperação para gestão do Centro Xingó, Juliana Fernandes, e os membros da equipe da Eletrobras Chesf.