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Sefaz e Banco Mundial discutem implantação do Pró-Gestão em Alagoas

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) recebeu entre os dias 26 e 28 de abril representantes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). A visita fez parte da missão técnica de pré-implementação do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Pró-Gestão).

Com o foco na melhoria da gestão pública, o Pró-Gestão é um programa que tem como objetivo melhorar a eficiência na gestão de recursos públicos por meio da qualificação do gasto e aumento da eficiência financeira. Além disso, contribui na sustentabilidade fiscal com a implementação e estruturação de sistemas e ferramentas para a modernização do controle dos gastos no estado.

Segundo a secretária de estado da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, o programa possibilitará uma transformação digital no estado, uma vez que contribuirá para o desenvolvimento e implementação de sistemas voltados para o aumento da eficiência e melhoria da alocação do recurso público.

“Estamos buscando modernizar e melhorar ainda mais os sistemas de controle e gestão do estado, na busca de eficiência e qualidade no uso de recurso público. Isso é um passo muito importante porque a transformação digital, presente nesse processo, melhorará significativamente na tomada de decisões quanto aos investimentos dos recursos adquiridos no estado. O Pró-Gestão ajudará a desenvolvermos todo esse trabalho”, aponta a secretária de estado da Fazenda.

Três das agendas da missão foram cumpridas no prédio sede da Sefaz, no centro de Maceió. O início e término das atividades se deram no órgão, onde se encontra a Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP).

“Aqui na Sefaz nós realizamos reuniões bastante proveitosas, gerando um alinhamento entre os interesses do estado, as secretarias setoriais contempladas no projeto e o Banco Mundial, para que possamos dar seguimento a operação de crédito que é tão importante e esperada”, destaca a superintendente de Operações de Crédito da Sefaz-AL, Laís Albuquerque.

Ainda segundo a superintendente, a expectativa é que após o término da missão técnica, com o encerramento das reuniões de alinhamento para o início do programa, seja iniciada a etapa de estudos diagnósticos e definições de metas para que posteriormente sejam implementados os produtos dessa operação.

Além da Sefaz, a missão envolve outros órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc); Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag); Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Agência de Modernização da Gestão de Processos (Amgesp) e Alagoas Previdência.

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