Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em AL, setor de serviços avança 2,6% no mês de fevereiro

O volume de serviços registrou alta de 2,6% em Alagoas no mês de fevereiro, o primeiro resultado positivo deste ano. Antes, janeiro havia registrado queda de -3,5%. Nos meses anteriores, houve avanço em dezembro (8,4%) e recuos em novembro (-5,8%) e outubro (-5,5%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa quinta-feira (27) pelo IBGE.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, ou seja, fevereiro de 2022, houve avanço de 8% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, o crescimento é ainda maior, de 14,1%.

Esta é a segunda divulgação da
nova série da pesquisa,que passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, além de alterações metodológicas, com o objetivo de retratar mudanças econômicas na sociedade. São atualizações já previstas e implementadas periodicamente pelo IBGE.

Volume de serviços tem alta de 1,1% no Brasil

No Brasil, o volume de serviços cresceu 1,1% em fevereiro de 2023 na comparação com o mês anterior, quando houve queda de 3,0%. Frente a fevereiro de 2022, o setor avançou 5,4%, a vigésima quarta taxa positiva consecutiva. No indicador acumulado no primeiro bimestre deste ano, o volume de serviços mostrou expansão de 5,7% frente a igual período de 2022. Já o acumulado dos últimos doze meses foi de 7,8%.

“Os serviços de tecnologia da informação e o setor de transportes continuam ditando o ritmo dos serviços no país. Os segmentos mais dinâmicos seguem apresentando bom desempenho, enquanto aqueles mais afetados pela pandemia, principalmente as atividades presenciais, já superaram o longo distanciamento que tinham do período pré-pandemia. Em fevereiro, houve uma recuperação de parte da perda verificada em janeiro. A configuração do setor de serviços, portanto, não se altera significativamente nos primeiros dois meses de 2023”, analisa o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, observando o panorama nacional.

Sobre a PMS

Divulgada mensalmente, a PMS produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no país, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Há resultados para o Brasil e todas as unidades da federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.

Deixe seu comentário: