Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Setur identifica e fortalece novos produtos turísticos no Sertão de Alagoas

Em extensa agenda pela região, equipe técnica da Setur promoveu Oficina de Desenvolvimento do Turismo Sustentável e realizou visita técnica a novos atrativos.

Olho D’Água do Casado conta com 45 sítios arqueológicos catalogados e tombados pelo IPHAN aptos para visitação.

Trilhas em meio à caatinga, por grutas com pinturas rupestres de mais de nove mil anos atrás, pôr do sol à beira dos Cânions do Rio São Francisco, passeio de canoa havaiana em meio ao rio, visita a comunidades ribeirinhas, além de provar do mel, da cachaça, da rica culinária e conhecer o artesanato local. Todas essas experiências são novos produtos turísticos em Olho D’Água do Casado, no Sertão alagoano.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), busca promover e fomentar esses novos atrativos no Sertão. A secretária executiva de Turismo, Marília Herrmann, e a superintendente de infraestrutura e logística para o turismo, Sandra Villanova, cumpriram uma extensa agenda na região, esta semana (dias 8 e 9). Em Olho D’Água do Casado, na companhia do prefeito Zé da Emater, a equipe da Setur realizou visita técnica visando identificar e fortalecer o turismo na cidade sertaneja.

“É essencial que a Setur identifique e fomente estes novos produtos turísticos. O Sertão alagoano é muito rico e Olho D’Água do Casado vem fazendo um trabalho que será fortalecido e enriquecido com essa parceria entre o governo e a prefeitura. A estratégia é levar até às operadoras e agências de viagens esses novos produtos e trazer mais turistas para a cidade, fortalecendo e desenvolvendo o setor, gerando emprego, renda e novas oportunidades para a população daqui”, ressaltou Marília.

Olho D’Água do Casado conta com 45 sítios arqueológicos catalogados e tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) aptos para visitação. As três trilhas de acesso aos sítios e ao pôr do sol nos Cânions, o turismo de base comunitária na comunidade Nova Esperança, a gastronomia e o artesanato locais serão produtos fortalecidos para o turismo.

Para a superintendente de infraestrutura e logística para o turismo, Sandra Villanova, é essencial fortalecer a atividade turística naquela cidade. “Investir no turismo em Olho D’Água do Casado é beneficiar todo o Sertão alagoano. A cidade é o único ponto de embarque aos Cânions por Alagoas e o governo já vem investindo com o asfaltamento do acesso a praia da Dulce, feito ano passado. Agora vamos direcionar os esforços para fortalecer e promover toda a região”, pontuou.

Planos de Desenvolvimento

Com esse foco, na última quinta-feira (9), a Setur promoveu, em parceria com a LOG Estratégia, empresa contratada para elaboração dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTIS), a última oficina de apresentação do Diagnóstico Estratégico da Área e Atividades Turísticas para a região dos Cânions do São Francisco, em Piranhas. Antes disso, os primeiros municípios a receber a ação foram São Miguel dos Milagres, da região da Costa dos Corais, e Coruripe, na região das Lagoas, Mares e Rios do Sul.

Com a presença de representantes dos poderes executivos estadual e municipal, além de empresários de toda a região, a oficina apresentou um diagnóstico com potencialidades e gargalos para o desenvolvimento do turismo nessas cidades, com base em diretrizes para o crescimento sustentável e manutenção dos recursos naturais desses municípios sertanejos.

A apresentação do diagnóstico é a terceira etapa do total de nove fases da implementação dos PDTIS que constituem mais uma ação do Governo do Estado, desta vez em parceria com o CAF (Corporação Andina de Fomento), que beneficiará as sete regiões turísticas de Alagoas com esse documento orientador para o crescimento do turismo em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo os indicadores para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão no segmento.

Deixe seu comentário: