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Ações da Prefeitura consolidam Maceió como um dos destinos mais procurados do país

Maceió voltou a ocupar lugar de destaque no turismo brasileiro em 2022. As ações de promoção, estruturação e divulgação do destino, coordenadas pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), possibilitaram que a capital despontasse entre os destinos brasileiros mais procurados nas principais agências de viagem do país.

Em estudos realizados pela Decolar, Hurb (Hotel Urbano), Booking, entre outras agências on-line, desde o início do ano, a cidade aparece sempre em primeiro, segundo e terceiro lugares entre os destinos mais buscados e vendidos do Brasil. Em levantamentos realizados pelo Ministério do Turismo e Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), a capital também aparece entre os destinos preferidos dos brasileiros.

A posição de Maceió é resultado das ações estratégicas realizadas pela Prefeitura de Maceió em parceria com órgãos públicos e privados. Além de fortalecer a imagem da cidade com obras estruturantes, como a revitalização da orla, Rota do Mar e implantação de espaços criativos, a gestão municipal também realizou trabalhos voltados para diversificar a oferta turística e atingir um público estratégico com ações promocionais inovadoras, a exemplo de investimentos e relacionamento com operadoras e as principais OTAS (Online Travel Agências) do país, como Decolar e Hotel Urbano (Hurb).

Neste ano foram investidos mais de R$ 2 milhões em mídia estratégica com essas agências, com o objetivo de atrair milhares de turistas para a capital, conhecida por suas belezas naturais, infraestrutura e hospitalidade.

“Maceió possui os principais atrativos buscados pelos viajantes: sol e mar com águas aquecidas, diversos atrativos ao ar livre, gastronomia espetacular, estrutura hoteleira e hospitalidade para receber os visitantes. Além disso, temos uma gestão atuante, comandada pelo prefeito JHC, que não mede esforços para fortalecer cada vez mais esse setor, um dos principais pilares de desenvolvimento. A parceria do setor público com o trade turístico também é um dos principais destaques da cidade, pois promove ainda mais empregos e renda à população maceioense, auxilia na capacitação dos profissionais da linha de frente do setor, atraindo mais turistas”, destacou o titular da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), Eduardo Monteiro.

Ao longo do ano, a Semtel também garantiu presença em feiras nacionais e internacionais, capacitando mais de dois mil agentes de viagens de todo o Brasil e divulgando o destino nos principais mercados emissores de turistas para Maceió, com destaque para a 49º edição da ABAV Expo, maior feira do mercado do turismo brasileiro e a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do mundo no setor. Neste ano, a cidade também foi sede do maior evento nacional da CVC, com a participação de mais de sete mil agentes de viagem.

Termos de Fomento

A pasta também atuou em parceria com órgãos, empresas e instituições interessadas em desenvolver cada vez o turismo de Maceió. Por meio da assinatura de termos de fomento com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), com o Maceió Convention & Visitors Bureau e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel), a Semtel investiu  R$ 860 mil em projetos e ações, como feiras gastronômicas, iniciativas de marketing e capacitações com agentes de viagem.

Recepção e atendimento ao turista

Com a reabertura dos Centros de Atendimento ao Turista – CAT, localizados no Aeroporto e Rodoviária, e dos CATS itinerantes – usados na recepção dos cruzeiros e no Centro de Convenções, sob demanda de grandes eventos – a Semtel levou informações turísticas a milhares de visitantes, com distribuição de informativos sobre os principais atrativos de Maceió. Além disso, o canal de informações “Alô Turista”, também realizou mais de trezentos atendimentos on-line sobre atrativos e informações da capital alagoana.

Temporada de Cruzeiros

A retomada da temporada de cruzeiros 2022/2023, que conta com o apoio de recepção da Semtel, representa grande impacto econômico para a cidade. Com a previsão de 22 navios, Maceió deve receber mais de 45 mil turistas até abril de 2023, com previsão de impacto econômico de mais de R$ 20 milhões.

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