Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

STF forma maioria para declarar orçamento secreto inconstitucional

Brasília – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, em sessão para julgar a liminar que pede o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para que as emendas de relator, também conhecidas como “orçamento secreto”, sejam declaradas inconstitucionais, na retomada do julgamento nesta segunda-feira (19).

Com isso, a Corte forma maioria, por 6 votos a 4, pela inconstitucionalidade desse tipo de emenda. Além de Lewandowski, votaram contra a validade do orçamento secreto a relatora, ministra Rosa Weber, e os ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Já os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli votaram pela constitucionalidade do instrumento. Ainda falta o voto do decano, o ministro Gilmar Mendes.

Na conclusão de seu voto, Lewandowski acompanhou o voto de Rosa Weber. O ministro citou o projeto de resolução aprovado pelo Congresso Nacional na última sexta-feira (16), que define novas regras para o orçamento secreto, afirmando que a medida não conseguiu adequar as emendas de relator a todas as exigências da Corte.

Deixe seu comentário: